A Biblioteca Municipal de Aveiro (BMA) foi a primeira Biblioteca do país com página na Internet. Completam-se precisamente em 10 Julho dez anos desde a sua criação em 1996. Esta Biblioteca que no próximo ano completará 80 anos de existência apresenta-nos um website que se destaca desde logo pela sua elevada perceptibilidade dos múltiplos conteúdos que contém. Saliente-se o facto de o texto estar sempre acompanhado de diversas fotografias alusivas.
O website apresenta uma estrutura de um menu à esquerda, com os conteúdos respectos à direita. Na página inicial é-nos traçado um panorama geral sobre as características da BMA. A secção “Informações” do menu apresenta-se muito completa e providenciando aos utilizadores esclarecimentos muito pertinentes e úteis como a sua História, o Horário de Funcionamento, o Regulamento, os Funcionários. Porventura um dos aspectos mais interessante nesta secção é a Visita Guiada virtual pelos diversos espaços da biblioteca, com recurso a texto e fotografias alusivas. Nesta secção também nos é sugerido em cada mês um livro e uma lista de links úteis, relacionado com a ‘região’ de Aveiro e com bibliotecas. Na secção “Serviços” são apresentados os serviços relacionados com a animação da BMA, com a biblioteca itinerante, possibilitando-se realizar neste espaço a renovação online dos livros emprestado.
Noutra secção, denominada “Pólos da Leitura”, podemos obter informações relevantes sobre os três Pólos da Biblioteca Municipal: Esgueira, Eixo e Santiago, acompanhado de diversas fotos. Na secção “Contactos” podemos obter o endereço, nºs de telefone, e-mails, etc. da BMA, sendo ainda possível através do preenchimento de um formulário o envio de dúvidas, opiniões e sugestões. A BMA publica uma newsletter, podendo o utilizador inscrever-se no site para a também receber. O website apresenta ainda links em destaque para a Livraria Municipal, o Arquivo Municipal, o BIBRIA (Biblioteca Digital dos Municípios da Ria) , e o "Prémio Literário Vasco Branco" instituído desde o ano 2000 pela Câmara Municipal de Aveiro.
Uma relevante omissão no site é o facto de não se poder aceder ao catálogo online (WEBOPAC), certamente motivado por limitações do sistema de base de dados utilizado pela BMA. Outro aspecto que se denota é a escassa informação sobre as actividades de animação da Biblioteca e outros eventos afins, bem como a ausência de conteúdos dirigidos no seu essencial ao público infanto-juvenil.
No cômputo geral o website da BMA possui quer a nível de apresentação, quer a nível de conteúdos uma prestação muito positiva e útil. Um Bom exemplo de um website de Biblioteca! Fonte do logotipo e da foto. |